Textos curvos

tamara kamenszain.png

Trecho de O livro dos divãs, Tamara Kamenszain

Ainda para a Escola Brasileira de Psicanálise. Da escola para a Escola. Textos endereçados após a leitura de O livro dos divãs, da Tamara Kamenszain, que, a certa página traduzida por Carlito Azevedo e Paloma Vidal, anota: “Hoje sou eu quem pergunta ao Facebook / pelos limites da realidade”. Abra-se o Facebook, lê-se: “No que você está pensando?” Responda-se: “On me pense“. Responda-se: “pensa-se em mim”. Responda-se: Rimbaud. Responda-se: Júlia Moura. Responda-se: Síntique Vital. Responda-se, como Roberto Corrêa dos Santos: “- Muitos eus constituem o pronome curvo – eu“. Eis textos curvos.

Mansas
Me chegam palavras para tirar da mente
O vazio. Elas vêm sempre
Acompanhadas de seus verbetes:
Os reais e os que me são convenientes.

Aflorar é vir à tona, emergir,
Além de uma das minhas palavras favoritas.
Aflorar deveria ser tatuar flor:
“Marquei o afloramento para às 10”;
“Onde você aflorou seu braço?”

E se me perguntam o que penso agora,
Digo que não penso, verto,
Transbordo, como dizem os dicionários,
E lembro de pensar. E não verto mais,
Penso. E não escrevo mais. Penso.

Júlia Moura

Estava pensando completamente diferente do que estou pensando agora, como em uma montanha russa em cada verso meus pensamentos cursavam caminhos tortuosos, mas li: “por isso não opino por isso me escondo por trás da primeira pessoa”. O fato de ser judeu, ou melhor, o fato de ser determinadas coisas me faz temer me revelar e por isso me esconder na primeira pessoa? Quando ela diz: “isso responderia à pergunta de como me sinto: ‘uma garotinha’ diria minha mãe”. A infância representa a perdição, a falta de rumo. Ela estava perdida. No fundo, bem no fundo, todos nós estamos?

Síntique Vital

Um comentário sobre “Textos curvos

  1. A presença de vcs na noite de segunda-feira passada na EBP-Rio foi uma delicia. Os jovens alunos talentosos mostrando suas produções literárias com muita vivacidade. O jovem e dedicado professor inventando caminhos para encantar os jovens com a literatura. Parabéns e obrigada pela linda noite.

Deixe um comentário

