Paul Valéry, Emily Dickinson

A célebre fotografia de Valéry em 1946, por Henri Cartier-Bresson

TEUS PASSOS | Paul Valéry

Em meu silêncio esses teus passos
Soam-me santos, compassados,
E em meu sentir, sem deixar traços,
Prosseguem calmos e calados.

Puro ser, sombra de sons mudos,
Como é suave o teu compasso!
Com que divino dom eu passo
A existir nesses pés desnudos!

Se te ocorrer ao meu escasso
Vazio aplacar o desejo
De ocupar o meu oco espaço
Com o alimento do teu beijo,

Não antecipes a ventura
De ser e não ser teu ex-passo,
Porque eu vivi essa doçura
De exercer meu ser no teu passo.

Poema de Paul Valéry (de Charmes, 1922) traduzido pelo Augusto de Campos, publicado no Musa Rara, com, como sempre, uns versos… como “Prosseguem calmos e calados”, foneticamente clássico, ou “Como é suave o teu compasso!”, que soa bem mais suave do que “Qu’ils sont doux, tes pas retenus !” com seus percussivos, pouco doces “doux, tes pas”.

O poema seguinte é outra tradução de Augusto de Campos, publicada há um ano pela revista Cult, de um poema da Emily Dickinson.

Henri Cartier-Bresson, 1951

[sem título], Emily Dickinson

A minha Vida era uma — Arma —
À Espreita — até que um Dia
Passou o Dono — e Me levou
Em sua companhia —
E agora em Selvas Soberanas —
Caçamos em Terras estranhas —
E sempre que por Ele eu falo
Ressoam as Montanhas —
Sorrio, e a luz cordial que mana
Todo o Vale irradia —
Tal uma face vesuviana
Fluindo de alegria —
E quando à Noite — Ido o Dia —
Eu velo o Sono do meu Mestre —
É mais suave do que Pluma
A Cama que nos resta —
Seu inimigo — é o meu —
Não ousa uma outra vez —
Quem meu Olho-Luz viu
Ou meu Dedo desfez —
Embora eu possa — viver mais
Maior ainda é o Seu poder —
Pois tenho só o de matar,
Sem ter o de — morrer —

Deixe um comentário

